NOTÍCIAS

Voltar

08.08.2022 - Agrodanieli projeta investir até R$ 150 milhões em nova Unidade Beneficiadora de Grãos

Mais um grande projeto da Agrodanieli está nascendo em Tapejara. A nova Unidade Beneficiadora de Grãos faz parte do reposicionamento estratégico iniciado em 2021 e reforça a empresa como uma expoente do agronegócio gaúcho e uma referência econômica do setor em Tapejara e região nordeste do Rio Grande do Sul. Com investimento estimado em R$ 150 milhões, a obra será implementada em duas etapas, sendo a primeira focada na estrutura geral, recebimento e armazenagem de grãos; e a segunda contemplando a realocação e ampliação do esmagamento de soja.
A área que vai sediar o empreendimento tem 185 mil m² e está localizada em São Domingos, Tapejara, nas margens da RS-463. As instalações físicas serão de aproximadamente 40 mil m² e o início dos trabalhos já se dá com as obras de terraplanagem no local. Cumpridas todas as fases da construção, infraestrutura, estruturação e instalação de maquinários, a previsão é de começo das atividades no primeiro semestre de 2024 para os negócios envolvendo a armazenagem de grãos e começo de 2025 para a operação de esmagamento de soja, gerando em torno de 190 empregos diretos e 135 indiretos.
Amplas e modernas, as estruturas que vão compor a Unidade Beneficiadora de Grãos buscam garantir o padrão de qualidade pós-colheita, valorizando as safras dos agricultores. A armazenagem central da Agrodanieli terá capacidade inicial de 60 mil toneladas para cereais em grãos. Na divisão por áreas, o potencial será para 300 toneladas/hora para o recebimento de grãos; 180 t/h para secagem de soja e 100 t/h para a secagem de milho. A capacidade estática de armazenagem de cereais será de 1 milhão de sacas.
A realocação e ampliação da indústria de extração de soja vai possibilitar o aumento do volume industrializado, buscando manter a carteira de clientes e abrindo novas oportunidades no mercado de farelo e óleo degomado de soja. Além de uma segunda linha de recebimento e secagem, a armazenagem será expandida para mais de 1.360.000 sacas e a fábrica de extração de óleo de soja será dobrada em relação à atual operação, chegando a 1.200 toneladas/dia.
Esse investimento de grande retorno econômico e social para Tapejara e região comprova o compromisso do grupo familiar com a comunidade onde atua há mais de 30 anos. Com o novo projeto, a empresa dá sequência ao ciclo virtuoso de empreender e crescer, conforme havia previamente anunciado como estratégia após a venda das unidades de operação de proteína animal de aves para a Aurora Alimentos, em 2021. O desenvolvimento é estruturado e vem acompanhado de várias outras frentes de negócios, a exemplo da Neorgan, fábrica de fertilizantes organominerais que já está em operação. Para o futuro, está em estudo de viabilidade uma usina de etanol, ampliando ainda mais o escopo de atuação da Agrodanieli.

 

A Agrodanieli
A Agrodanieli está no mercado desde 1990 e se desenvolve no agronegócio ao investir nas atividades do campo. Atua no segmento de grãos, fertilizantes, industrialização de soja, avicultura, abate de suínos, supermercados, atacarejo, postos de combustíveis e construção civil. Destaque para as unidades de recebimento de grãos, distribuídas na Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Tapejara (2), Água Santa, Vila Lângaro e Sertão), que contam com uma estrutura de descarga de até 5 mil toneladas/dia e uma armazenagem estática de 60 mil toneladas. No ano passado, inaugurou uma arrojada fábrica de fertilizantes organominerais - Neorgan. A mais nova marca do grupo conta com a sólida experiência de seus fundadores na comercialização de grãos. É um produto único, com poderosos benefícios para a planta e rentabilidade no campo.

 

Agrodanieli na 11ª Expo Tapejara
O estande da Agrodanieli na 11ª Expotapejara é um convite para o público conhecer e fortalecer seus vínculos com a empresa. Um espaço de 200 m² para entrar, interagir com a equipe e concorrer a brindes. Várias atividades técnicas já foram realizadas desde sábado, mas os visitantes têm ainda a oportunidade de amanhã (9), às 11h e às 15h, acompanhar a explanação do engenheiro agrônomo Edson Lagemann sobre os resultados dos fertilizantes organominerais nas lavouras.