NOTÍCIAS

Voltar

18.12.2020 - Agrodanieli é destaque pelas oportunidades de vagas abertas a migrantes

A contratação de mão de obra é algo corriqueiro na rotina das organizações. O que não costuma ser frequente é a empregabilidade aberta a migrantes, prática adotada pelo Grupo Agrodanieli e inclusive já reconhecida em âmbito mundial pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), que desenvolve uma cartilha sobre o assunto e apresenta cases como a da empresa de Tapejara, no noroeste gaúcho (RS).

A instituição dedicada a promover uma migração segura a milhares de refugiados comemora, de 14 a 18 de dezembro, a Semana dos Migrantes. E é dentro deste contexto que se enquadram os 352 colaboradores de fora do Brasil que atualmente fazem parte do quadro funcional da Agrodanieli, representando cerca de 14% do total de empregados. Com uma inserção iniciada em 2013, o número foi crescendo aos poucos e a postura da empresa acabou ganhando visibilidade no ano passado, em decorrência da contratação de venezuelanos, num período no qual muitos cruzaram a fronteira de seu país em busca de novas oportunidades. 

“Iniciativas como da Agrodanieli, de fomento à integração laboral e acolhimento das pessoas migrantes, são chave para aqueles venezuelanos que desejam permanecer no Brasil e recomeçar suas vidas de maneira independente”, salienta a coordenadora de Projetos da OIM em São Paulo, Carla Lorenzi, que reforça a importância da parceria com o setor privado. Os imigrantes costumam ser enquadrados em vagas da produção, mas também já ocupam áreas de apoio, como manutenção, Programação e Controle da Produção (PCP) e Tecnologia da Informação (TI). “Como os demais, eles procuraram a empresa, passaram pelo processo de recrutamento e seleção para então serem efetivados nas vagas. Temos como política recrutar por competências e apoiar a diversidade”, destaca o gerente de Recursos Humanos, Jaci Costa.

O Grupo Agrodanieli tem em suas plantas frigoríficas trabalhadores vindos de outros 13 países também, como Cuba, Haiti, Nigéria e Senegal. É uma empresa empregadora diferenciada, pois além de contratar, auxilia-os em questões como procura de imóveis para locação, mobiliário e suporte para questões civis legais. Desafios como o idioma são superados com a ajuda mútua e um ambiente de receptividade por parte dos colegas brasileiros. E considerando o desempenho, essa política de incluir imigrantes nas seleções vai seguir. A maioria apresenta empenho, dedicação, assiduidade, ‘veste a camisa’. O diretor executivo, Rafael Danieli, avalia o bom resultado das contratações. “Com indicadores positivos de absenteísmo e turnover, estamos felizes por  ter gerado essa oportunidade e consolidado um local de trabalho para centenas de pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade. Da mesma forma, satisfeitos em contar com esses colaboradores envolvidos na missão de gerar alimentos através da nossa cadeia do agronegócio”.