NOTÍCIAS

Voltar

03.12.2018 - Descoberto mecanismo que faz raízes crescerem

Pesquisadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular de Plantas da (IBMCP), Centro Comum do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) e da Universidade Politécnica de Valência (UPV) identificaram um mecanismo molecular que faz as raízes crescerem. Segundo eles, o mecanismo regula a percepção do abcísico ácido hormonal (ABA) e, consequentemente, o crescimento das raízes. 

 

O professor e pesquisador do CSIC e do IBMCP, Pedro Luiz Rodrigues, afirmou que o crescimento é determinado por programas genéticos que respondem às mudanças no ambiente. Segundo ele, essa descoberta pode ser fundamental para que os cientistas consigam desenvolver alternativas para condições em que as plantas não podem se desenvolver. 

 

“Há um hormônio vegetal chamado ABA que desempenha um papel muito importante nesses processos e os mecanismos que regulam a forma como o hormônio é percebido nas diferentes camadas da raiz está começando a ser elucidada”, comenta o pesquisador responsável pelo estudo. 

 

A pesquisa também mostrou como a proteína PYL8 se estabiliza na raiz da planta quando percebe a presença do hormônio ABA, que a protege dos mecanismos de degradação que regulam a meia-vida das proteínas de uma célula vegetal. Para Rodrigues, a planta pode perceber a disponibilidade de nutrientes e umidade na sua camada mais externa. 

 

“A estabilização da PYL8 é acompanhada por seu transporte para o núcleo da célula, onde os genes envolvidos na regulação do crescimento radicular são ativados. A estabilização do receptor induzida por ABA também permite o movimento do receptor para fora da célula, por exemplo, da epiderme da raiz para os adjacentes”, conclui.

 

Fonte/créditos da imagem: Agrolink